quinta-feira, setembro 22, 2005

 

Apedrejamento, já!


"[...] and Me, Me alone should you fear".
Corão, Surah 2, 41

Diz-se que há pouca liberdade religiosa no mundo, clama-se que os israelitas não respeitam os palestinianos, argumenta-se que o ocidente não aceita a religião árabe, culpam-se os Estados Unidos por tentarem destruir a cultura muçulmana. Mas qual Bush, quais israelitas, quais jacobinos, qual capitalismo: o que mais atinge a religião do Corão são as companhias aérias da época moderna! Estou mesmo convencido que o pior pesadelo do Bin Laden é voar na EasyJet!

No Paquistão caí na tentação de comprar o Corão, numa daquelas confianças de que vamos lê-lo para saber mais sobre as outras culturas. E até o comecei a ler, aos bocadinhos e devagarinho, como aliás se devem tratar coisas que explodem. Uma página este mês, duas no seguinte, e se o terceiro projecto deixar chego mesmo a ler umas quatro páginas num só mês!

Não conheço versões digitais do Corão, e a que tenho é bem real e bem pesada. Agora que ando aos tropeções pela Europa, as companhias aéreas não gostam de exageros livreiros e limitam-nos o peso a transportar. Está claro de ver que o Corão teve de ficar para trás, arrumado num cacifo da sede duma multinacional imperialista-capitalista, à espera de limites de peso melhores.

É hora de nos revoltarmos contra esta falta de respeito pela religião alheia. Não gasteis as vossas energias em frente à Embaixada dos EUA em Lisboa, não envieis mais mensagens para a ONU, não assineis mais abaixo-assinados, não marcheis mais pelas ruas da baixa em protesto. Vamos mas é todos à Portela e ao aeroporto de Faro apedrejar os aviões da Ryanair, da EasyJet, da Air Berlin, da Germanwings, de outras que tais, e quem sabe mesmo até da British Airways, que agora também se atreve a baixar os preços. Ou, anedota velhinha onde andas tu, chamamos os jogadores do Sporting para fazerem lá o célebre anúncio da Nike no aeroporto?


Comments:
Contaram-te o fim? Bandidos! (mas diz-me lá, o personagem principal também se mete com putas e morre pregado?)
 
Mais sangue? Humm... Isso é interessante... Sabes se há uma versão em banda desenhada? E a cores? Com prefácio do Artur Albarran ("o horror, a tragédia")? Quem sabe talvez em edição das publicações do Matadouro da Anadia...
 
ná. prefácios só do mário soares, e com referência saudosa às tartarugas das seichelles.
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?